As Metodologias Não Tradicionais De Avaliação da Aprendizagem e As Inteligências Múltiplas

 

As Metodologias Não Tradicionais De Avaliação da Aprendizagem e As Inteligências Múltiplas

Portuguese

As Metodologias Não Tradicionais De Avaliação da Aprendizagem e As Inteligências Múltiplas.

Link da Amazon:

https://lnkd.in/dac42ng
 

Muitos são os benefícios da aplicação de métodos alternativos de avaliação da aprendizagem. Serão abordados tópicos principais a respeito da história e evolução da avaliação, bem como seus métodos alternativos e não tradicionais, como, por exemplo, a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas.

Metodologias alternativas de avaliação da aprendizagem já estão sendo aplicadas no Brasil. A análise da história e evolução dos processos avaliativos torna possível a compreensão dos métodos e processos pedagógicos antigos e atuais, apontando a necessidade de mudanças.

É necessário um ensino escolar que desenvolva e considere as capacidades individuais do aluno. Em oposição à pedagogia autoritária, a avaliação diagnóstica também pode representar uma alternativa viável visto que, nesta perspectiva, o ato de avaliar implica em decisões sempre a favor do aluno: deve representar um momento de reflexão, sendo os seus resultados utilizados no sentido de rever e alterar as condições de ensino, visando ao aprimoramento do processo de apropriação do conhecimento pelo aluno.

A aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas nos métodos pedagógicos de avaliação atuais vem sendo mais uma alternativa para inovar a história da avaliação escolar no Brasil e no mundo, pois leva em conta as capacidades individuais do aluno e não apenas testes predeterminados que exigem resultado específico e dogmatizado.

Algumas escolas no Brasil já têm aplicado esse método que se mostra eficiente e dinâmico, fazendo desta teoria mais um componente importante na história da avaliação escolar.

Type: 
Top