O Primeiro Português no Tibete

 

O Primeiro Português no Tibete

Portuguese

Sinopse do livro

Vida e peripécias vividas pelo Padre António de Andrade, Jesuíta do séc. XVI-XVII, que foi o primeiro português a descobrir o Tibete. Obra escrita a partir das únicas duas cartas endereçadas pelo Padre aos seus superiores, depois de ter estado no Tibete.

Este missionário aventureiro da época dedicou a sua vida com coerência a um ideal nobre pautado pela fé e a verdade, pelo que sofreu com isso diversas agruras como sejam a incompreensão dos seus companheiros, sofrimentos, perseguições, cansaços, fome, frio e risco de a todo o momento perder a vida. Exercendo a sua atividade em lugares que já na época eram considerados bastante perigosos, porque em diálogo difícil com outras religiões, mesmo assim conseguiu levar em frente todo o seu plano de extensão da fé a lugares onde nunca ninguém tinha conseguido, como seja o Tibete. Por outro lado como superior Provincial em Goa, conta a sua segunda viagem ao Tibete a um amigo franciscano e, por fim, ao fazer a tentativa de uma terceira viagem, inesperadamente, é assassinado.

Há ainda a assinalar que o conteúdo desta obra tenta apresentar, em Romance Histórico, todo o contexto vivido na época, suas políticas, sociedades indianas, tibetanas e goenses, religião ou religiões destas e conflitos inerentes as estas dimensões da vida, podendo-se dizer que alguns ainda nos são atuais.

Género: 
Top