Bolhão, histórias e memórias

Bolhão, stories and memories
 

Bolhão, histórias e memórias

Portuguese

Este livro contém uma parte importante de texto, cuja narrativa enquadra a história do mercado, desde a abertura da Praça do Bolhão em 1839, passando pela edificação do mesmo, em 1915, contendo alguns relatos da vivência da última geração de vendedores(as). O conteúdo desta publicação divide-se em quatro capítulos, a saber:

  • A arquitetura do edifício; os vários projetos do engenheiro Francisco Xavier Esteves, Engenheiro Casimiro Barbosa e o projeto final do arquiteto António Correia da Silva; a influência da escola parisiense das “Beaux Arts” nos vários desenhos do edifício do mercado; o contexto histórico do período da sua construção.
  • O comércio das lojas externas do mercado, onde incluo as imagens e histórias da velha Casa Hortícola, Gentleman, Sapataria Principal ou a Relojoaria Mendonça.
  • O comércio interior do mercado, os rostos das vendedoras, os inigualáveis produtos frescos do Bolhão e o seu intenso movimento.
  • “Sentir o Bolhão” que dá a conhecer o lado mais humano do Bolhão, através dos seus carrejões, os músicos que alegraram o quotidiano do mercado, o compasso pascal, ou, simplesmente, os visitantes anónimos que adoravam “ir ao Bolhão”

O livro conta com a revisão cientifica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na pessoa do Professor Dr. Hugo Barreira e a revisão do texto foi realizada pelo Professor Dr. Rafael Tormenta. A tradução para a língua inglesa é da responsabilidade das Drªs Teresa Cruz e Rossana Lima. O prefácio é do Presidente da Câmara do Porto, Dr Rui Moreira.

Género: 
Top