Joaquim Machoqueira "Imortalidade"

 

Joaquim Machoqueira "Imortalidade"

€16.00 IVA incluído

Livro.

Artelogy.

2018.

SINOPSE
Livro: Imortalidade

Constituído por 96 itens, o presente livro, com o título Imortalidade, na sua maior parte em verso, debruça-se não propriamente sobre a imortalidade no sentido do não esquecimento, da grande durabilidade histórica de  nomes, vidas e obras mas no sentido da longevidade.
Assim, começa com uma identificação/ligeira preocupação com o tempo eterno, seguindo-se-lhe a primeira das várias e repetidas referências à respiração profunda, prática taoísta ancestral tão benfazeja da saúde como da longevidade.
Aborda a interdependência: ou nos tornamos - todos os seres - imortais, ou continuarão a ser pouquíssimos os imortais, se é que há algum(a).
Faz também referência à Internet, esse incrível instrumento de divulgação da verdade, de comunicação, de ensino, de orientação.
A ideia/prática da plenitude e da atenção, distinta da não menos importante concentração  estando também muito presentes. Assim como a do Zazen, o sentar à maneira de Buda, sem pensar, acompanhando a respiração mais ou menos profunda.
Também fala por duas ou três vezes de política para lembrar que os honestos não a podem abandonar, de tão importante que é, às mãos dos desonestos, mentirosos e mal intencionados.
O fazer sofrer injustamente, seja qual for o ser, é apontado como a causa do sofrimento. Referindo como causa da morte física a morte espiritual, a desidentificação com Deus, a Totalidade. E logo, como causa da Longevidade a sempre crescente identificação com Deus(a), a Verdade, a Totalidade.
A Ideia/prática da Justiça é apontada como fundamental. Solução não está no amor|compaixão incondicionais, contrários à correcção, ao aperfeiçoamento.
Sexo dá vida física e pode matar. Muito dificilmente, defende o livro, um(a) abusador(a) do sexo, grande desperdiçador(a) de energia, cujo benefício, se é que o tem, em nada compensa o prejuízo, terá vida longa !
Esforço a mais, sacrifício a mais, dualidade (divisão), tensão, obsessões, dificuldade em viver o momento, medo, de ser feliz ou da dor, imprudência, agressividade, demasiada ambição, estupidez, que é falta de atenção, nenhuma ambição também sendo referidos como muito prejudiciais à saúde, à longevidade, à imortalidade…

Género: 

Tempo estimado de entrega: 

Uma semana.

Comments

Análise

FOLHAS de: “Imortalidade”
Têm muito branco
E sua qualidade
É tão boa que para escrever
Não são mas também para ler
E contemplar (Vazio!) tanto
Como suas palavras, números
E mensagem!
 

Achega

IMORTALIDADE não é nascimento, tentativas falhadas de reprodução, eventual reprodução ou não e morte. Imortalidade é não nascimento, não reprodução, não morte. Não nascimento sendo unidade, totalidade, não violência. Não reprodução não sexo, não dualidade. E não morte longevidade, sabedoria experimentada, respiração em profundidade. Se queres perpetuar-te através da descendência não te perpetuas a ti própria(o). Se tens descendência ensina-lhe também esta verdade.

Top