Caminho de Luz

 Palácio de Monserrate, Sintra
 

Caminho de Luz

Portuguese

Palácio de Monserrate em Sintra - corredor de acesso à sala do piano.

Acerca do palácio:

"Destruída pelo terramoto em 1755, a propriedade, uma antiga capela construida em  1540 pelo abade Gaspar Preto, é alugada pela Família Melo e Castro a Gerard DeVisme, membro da feitoria inglesa em Lisboa e um dos mais importantes homens de negócios da segunda metade do séc.XVIII, que depois de construir um Palácio neo-gótico, sub-aluga Monserrate a William Beckford. Apreciador da Natureza, reputado conhecedor de obras de arte e um dos homens mais ricos de Inglaterra, Beckford finaliza a construção do Palácio e lança a plantação dos Jardins, mas poucos anos mais tarde regressa a Inglaterra, deixando Monserrate entregue ao seu próprio destino.

Em 1809, Lord Byron imortaliza Monserrate quando descreve Sintra como um "Glorioso Paraíso" e lamenta "a ruína" de Monserrate no seu poema "Childe Harold's Pilgrimage". Inspirado pelo período romântico do século XIX, Francis Cook, um comerciante inglês dono de uma imensa fortuna e de uma das mais importantes colecções de arte britânicas, adquire e restaura o Palácio, transformando a paisagem envolvente num dos mais famosos e exóticos "Jardins Victorianos" da Europa. Após o seu auge na segunda década do séc. XX, Monserrate é vendida pela Família Cook a seguir à II Guerra Mundial, sendo dispersado o seu importante recheio.

Em 1949 a propriedade é adquirida pelo Estado Português e apesar de estar aberta ao público, foi-se deteriorando ao longo dos anos. Hoje, graças a um maior interesse e abertura aos problemas ambientais e à força da opinião pública, na qual a Associação do Amigos de Monserrate teve um importante papel, o Governo Português e a Câmara Municipal de Sintra constituíram uma entidade responsável pelo património cultural, na qual Monserrate detém uma importância primordial. Sintra tem o Estatuto de Património Cultural da Humanidade atribuído pela Unesco."

in Amigos de Monserrate

 

 

Género: 
Top