De olhinhos nela

 

De olhinhos nela

Portuguese
Fotógrafo: 

~~De olhinhos nela...

Como a escola ficava longe de casa da minha mãe, a madrinha dela que vivia no centro de Silves, disse à minha avó que a levasse para Silves. Foi assim que ela cresceu em Silves e viveu até casar. Contudo, a madrinha não a mandou para a escola e sim pô-la com 7 anos a trabalhar na lida de casa enquanto os filhos (gémeos) iam para a escola e os padrinhos ficavam na sapataria a atender os clientes.
 A minha mãe tinha um grande desgosto de não aprender a ler e a escrever e por isso, ficava atenta aos trabalhos de casa dos gémeos, quando eles estudavam e enquanto eles dormiam ela pegava nos cadernos deles e copiava as coisas para um caderninho.Foi assim que ela aprendeu a matéria da 1ª à 4ª classe (agora 1º ao 4º ano de escolaridade). O certo é que quando eu e os meus irmãos andávamos na escola, foi ela que nos apoiou nos trabalhos de casa e nos ensinou a fazer reduções, contas de dividir e nos ditava e corrigia os ditados.
 Quando era mais velha começou a ter também como tarefa diária ir às compras e uma delas era comprar o pão.
 Foi assim que conheceu o meu pai pois ele ajudou, no tempo da Guerra, à venda de pão numa padaria, dizia ele que era para comprar um clarinete para tocar na Banda Filarmónica de Silves, o que aconteceu ( o pai dele não queria que ele andasse metido nessas coisas e não lhe dava o dinheiro para o instrumento musical). O meu pai começou, às escondidas, a arranjar mais pão à minha mãe, pois andava "de olhinhos nela". É que nessa época havia dinheiro mas os produtos não chegavam para vender a quantidade que as pessoas queriam.
 Muitas vezes ia acompanhá-la até casa e, conversa atrás de conversa, começaram a namorar. Não sabia a minha mãe que ele tinha outra namorada. Chegada a altura do meu pai ir para a tropa, lá foi ele para Lisboa para a G.N.R. deixando a minha mãe morta de saudades.
 Passado pouco tempo quis casar com ela à pressa pois a outra dizia que estava grávida. E....... casaram.... será que tenho um irmão algures?
 Mais tarde o meu pai foi transferido para Faro onde eu nasci mas antes esteve em Portimão na GNR vivendo em Silves onde nasceu a minha irmã Célia.

 Na foto de grupo os meus tios, a minha mãe atrás com a Célia ao colo e à frente eu no colo da minha tia Maria dos Remédios.

Género: 
Top