Livro. Artelogy. 2024.
SINOPSE
Se no início do século XX se antevê que a atividade criativa em Portugal segue pressupostos mais tradicionalistas, deparamo-nos, mais recentemente, com o facto de as gerações de compositores mais jovens, revelarem intenções compositivas demostrativas do que de mais recente e atual o mundo das artes expressa, e faz. No vislumbre da sua atividade encontramos um corpus de obras diverso e significativo, expressão de uma vontade e intenção criativas que ultrapassa largamente os meios empregues pela geração anterior.
Apontamentos de Música Portuguesa – António Sousa Dias, Constança Capdeville, António Chagas Rosa, Clotilde Rosa, João Pedro Oliveira, Isabel Soveral pretende dar a conhecer alguma da produção dos compositores nomeados. Incidindo sobre um corpus de obra bastante diversificado, abordamos ao longo dos textos produzidos, um conjunto de técnicas e princípios de criação bastante diversificados. O documento agora apresentado resulta do estudo de algumas das suas obras, no nosso entender as mais representativas, pretendendo desocultar alguns elementos dos seus perfis técnico-estilísticos.
É nossa intenção, através da informação divulgada, relevar a importância da obra feita, obra composta e criada em Portugal nos últimos anos. A qualidade que dela emana sugere universos de profunda reflexão técnica, estílistica e estética. Muitos mais autores e obras poderíamos ter abordado, contudo, o perfil do documento, e as opções que tomámos, justificam, no nosso entender, as escolhas que nele afloram.
Helena Maria da Silva Santana
Maria do Rosário da Silva Santana
Recent comments